Marketing de Relacionamento

um levantamento em empresas e com consumidores do comércio de Garça/SP

Autores/as

  • Andréia de Abreu Siqueira Fatec Garça
  • Poliana Petrel Fatec Garça

Palabras clave:

Marketing. Marketing de relacionamento. Fidelização de clientes.

Resumen

A competitividade entre as empresas para conquistar uma fatia no mercado tem aumentado cada vez mais, e a grande variedade de ofertas existentes proporciona ao consumidor o poder de escolha. Mediante esse cenário, é importante para a empresa buscar alternativas que a ajudem a conquistar clientes fiéis, utilizando de ferramentas que possibilite um relacionamento mais estreito com os mesmos. Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar quais são as estratégias utilizadas por empresas do comércio de Garça-SP em seus relacionamentos com os clientes. Para tanto, realizou-se uma investigação empírica 2 empresas do comércio de Garça/SP. Realizou-se a coleta de dados a por meio de um roteiro de entrevista semi-estruturado com gestores e também por meio da aplicação de questionário fechado à 100 consumidores. Analisaram-se os dados coletados na pesquisa de campo de forma descritiva. Os resultados obtidos vão de encontro às discussões a respeito do papel do Marketing de Relacionamento, havendo uma significativa compatibilidade nas informações obtidas através do sujeito de pesquisa com as respostas dos consumidores Além disso, a pesquisa de campo trouxe informações ainda não discutidas na literatura especializada. Dessa forma, pode-se afirmar que as empresas estudadas encontram-se no caminho para obter um Marketing de Relacionamento efetivo e eficiente, mas ainda há alguns pontos a melhorar

Biografía del autor/a

Andréia de Abreu Siqueira, Fatec Garça

Doutora em Engenharia de Produção (UFSCar). Docente do curso de Gestão Empresarial da Fatec Garça. 

Poliana Petrel, Fatec Garça

Tecnóloga em Gestão Empresarial pela Fatec Garça.

Publicado

2018-12-21