A interdisciplinaridade e as competências dialógicas

transposição de barreiras na formação do Técnico de Enfermagem

Autores

  • Vanessa Sanches Campassi Etec Monsenhor Antônio Magliano

Palavras-chave:

Interdisciplinaride. Competências. Saberes.

Resumo

Resumo: A interdisciplinaridade permite a utilização dos diversos saberes e aproximações realizadas durante formação dos alunos do curso Técnico em Enfermagem. Gera inquietações e um processo crítico-reflexivo denso das práticas vivenciadas nos diversos cenários, transformando não somente a prática profissional, mas também o indivíduo. A organização curricular por competências dialógicas prepara profissionais humanizados e comprometidos em identificar as necessidades sociais e de saúde da comunidade, transformando os cenários de prática. Objetivo: analisar a concepção de interdisciplinaridade dos discentes e a mobilização das competências adquiridas durante os estágios curriculares do curso Técnico em Enfermagem na assistência ao paciente. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas. O método utilizado para a análise das entrevistas foi o de análise de conteúdo temática. Resultados: Busca-se captar as representações sociais, os processos envolvidos nos contextos e a utilização dos diversos saberes dispensados em uma assistência de enfermagem segura e qualificada.

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Publicado

2019-10-27