Estratégias utilizadas nas empresas para garantir as finanças e se consolidar no mercado altamente competitivo em tempos de pandemia

Autores

  • RENATA UENO SALES
  • BRUNA LUIZ DOS SANTOS
  • ELBA CAMILA BERNARDES DOS SANTOS

Resumo

Este artigo visa apresentar um estudo para contribuir com o meio empresarial, demonstrando as diretrizes utilizadas pelos gestores durante a pandemia. Buscou-se aprofundar o conhecimento sobre os recursos escolhidos relacionados às estratégias e finanças para que as empresas conseguissem minimizar a crise econômica decorrente da pandemia. Devido ao isolamento social e ao lockdown as empresas precisaram adaptar-se às novas normas de restrições sugeridas pela Organização Mundial de Saúde, principalmente aquelas que não faziam parte do grupo de serviços considerados essenciais e que precisaram baixar suas portas e foram obrigadas a recorrer a inúmeras táticas empresariais, utilizando a criatividade para se manterem ativas no mercado atual. Assim, esta pesquisa buscou relatar como a empresa se organizou para continuar garantindo as receitas e a importância do trabalho dos gestores para manter a equipe engajada, motivada e principalmente atingindo as metas estabelecidas, de modo a garantir que a empresa não entrasse em falência. Trata-se de uma pesquisa de campo, explicativa e empírica que buscou demonstrar como os empresários, empreendedores e gestores procederam para que a crise não os afetassem de maneira irreversível. São expostas as estratégias utilizadas pelos mesmos, sejam elas de inovação ou até mesmo uma mudança de seguimento visando garantir a vida ativa da organização, procurando estabelecer novos métodos e com isso, fazer com que a empresa garanta a sua entrada e saída de caixa, mantendo a produção e os insumos e vendas ativas, para assim poderem se consolidar no mercado altamente competitivo em tempo de pandemia.

Downloads

Publicado

2023-06-01