O CONCEITO DA RELEVÂNCIA E AS TÉCNICAS DE SEARCH ENGINE OPTIMIZATION:
Suas implicações no ranqueamento nos mecanismos de busca
Palavras-chave:
Mecanismos de busca, Search engine optimization, Relevância, Otimização de motor de buscaResumo
Mecanismos de busca como o Google tornaram-se as principais ferramentas usadas para localizar informações na Web. Além disso, são cruciais para atrair tráfego para um site e representam o principal impulso dos esforços nos mecanismos de busca. Sendo assim, os objetivos deste artigo são de estudar, no âmbito da Ciência da Informação, como o conceito de relevância vem sendo aplicado na otimização de mecanismos de busca e identificar como as organizações podem reagir a essa mudança, adaptando e implementando novas estratégias para suas táticas de Search Engine Optimization. Realizou-se uma revisão bibliográfica sobre os conceitos de relevância dentro da Ciência de Informação e Search Engine Optimization. Apresentou-se os avanços tecnológicos implementados no mecanismo de busca (Google), destacando-se o funcionamento do seu algoritmo Hummingbird, cujo objetivo é aumentar a compreensão da semântica nas buscas e a relevância do conteúdo nos ambientes informacionais digitais. O artigo mostra como as alterações nos algoritmos do Google, especialmente no algoritmo Hummingbird, melhoraram a compreensão do contexto, da relevância e do significado das pesquisas feitas no Google e, dessa forma, contribuíram para apresentar resultados mais precisos referente ao tema buscado, como é o caso do elemento informacional conhecido como Knwoledge Graph, por exemplo.