A visão do usuário e do fornecedor de serviços de tecnologia da informação acerca do alinhamento estratégico da TI e dos negócios
Palavras-chave:
Alinhamento estratégico, Tecnologia da Informação, Negócios, Usuários dos serviços, Fornecedores de ServiçosResumo
Com o intuito de galgarem novas posições de mercado, bem como manterem-se competitivas, as organizações devem definir suas estratégias. A Tecnologia da Informação (TI) representa o diferencial de uma organização frente à outra, sendo imprescindível alinhá-la junto às estratégias de negócios. No entanto, o Setor de TI deve dar respaldo aos demais setores da empresa, estabelecendo um relacionamento amistoso entre eles, visando resultados finais satisfatórios. Este estudo busca entender a dinâmica dos relacionamentos existentes entre os setores da empresa e a sua integração com o departamento de Tecnologia da Informação, de forma a averiguar a existência ou não do alinhamento das operações. O estudo de caso é realizado no arranjo produtivo local de Garça-SP, mais precisamente em uma organização do ramo eletroeletrônico para conhecer o relacionamento entre os setores de Produção e de Projeto e Desenvolvimento (usuários de serviços de TI) e o Setor de Tecnologia de Informação (fornecedor de serviços de TI). O estudo apresenta indícios ao gestor das potencialidades e das deficiências da organização, possibilitando ao mesmo a adoção de medidas que promovam integração dos departamentos e consequente melhoria dos negócios.