Femvertising utilization through avatars aiming to captivating the public adhering feminism
Keywords:
femvertising, Natura, avatarAbstract
A pesquisa se propõe a investigar como as empresas utilizam o femvertising através de personagens e avatares para cativar o público com aderência ao feminismo. Nesse sentido, a análise foi realizada sobre o avatar Nat da marca Natura. A metodologia utilizada foi a etnografia virtual, por meio da qual são analisadas as informações disponíveis em sítios web. O artigo é inovador ao identificar a aplicação do femvertising em avatares. Os principais resultados indicam que para gerar efeitos positivos, o avatar Nat precisou incorporar traços de um biotipo de mulher subalterno na sociedade brasileira, bem como adotar discursos alinhados com práticas ambientalmente corretas, apoiadora da proteção animal, da luta das mulheres frente ao sexismo e antirracismo. Esse avatar é uma forma tecnológica adotada pela marca para se comunicar com o público, dando personalidade e capacidade de interação via Twitter. As postagens reforçam essa personalidade e os interesses de um público interessado em ver as pautas mencionadas, como se pode notar em hashtags como #PeloSonhoDeTodas e ‘Isoladas sim, sozinhas não’, usadas para impulsionar o engajamento da publicidade nas redes sociais ao estimular a participação do público. O termo femvertising é a estratégia utilizada por empresas e agências de publicidade para exportar campanhas com ênfase no empoderamento das mulheres, representadas em situações que expressam autonomia e são contra esteriótipos e imposições criadas socialmente. Evidencia a relevância atual do empoderamento das mulheres e de que a comunicação deve prever e representar os anseios desse público-alvo.