ESTUDO DAS DIFICULDADES DE IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA EM UMA UNIDADE DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DA CIDADE DE GARÇA (SP)

Autores

Palavras-chave:

Gestão Democrática. Educação. Escola Pública.

Resumo

O presente estudo discorre sobre o tema gestão democrática nas organizações educacionais, com o propósito de responder a seguinte questão problema: quais as dificuldades de sua implantação em uma unidade de ensino fundamental e médio da cidade de Garça (SP)?  Os procedimentos metodológicos utilizados foram as pesquisas bibliográfica, documental e um estudo de caso para a coleta de um conjunto de informações empíricas com os sujeitos no espaço onde o fenômeno ocorre. Observou-se que existe uma grande necessidade de esclarecimentos acerca da gestão democrática na escola, ou seja, um longo caminho a ser percorrido na construção de uma comunidade escolar mais participativa, esclarecida, responsável, igualitária e consciente do seu papel na transformação da realidade social.  

Biografia do Autor

  • Cláudia Maria Bernava Aguillar, Dr.ª, Fatec Garça

    Doutora em Educação, Unesp

    Mestre em História, Unesp

    Bacharel e licenciada em Ciências Sociais, Unesp

  • Rosana Rocha da Silva, Graduada, Fatec Garça

    Tecnóloga em Gestão Empresaria, Fatec Garça

  • Deise Deolindo Silva, Dr.ª, Fatec Garça

    Doutora em Ciências da Informação, Unesp

    Mestre em Estatística, UFSCar

    Graduada em Estatística, Unesp

     

     

Downloads

Publicado

02-12-2020