Jogos como complemento interdiciplinar em uma instituição de ensino superior tecnologica
Palavras-chave:
Ensino; aprendizagem; construção do conhecimento; jogos.Resumo
O objeto deste artigo é o de apresentar os resultados da utilização de um jogo de empresas em um curso de tecnólogo em uma instituição pública de ensino técnico o do estado de São Paulo. Atualmente o mercado de trabalho é altamente competitivo e exige, além das competências profissionais, as competências transversais como capacidade para tomar decisão, assumir risco, lidar com informações parciais quando tomando decisão, trabalhar em equipes, liderar e ser liderado, entre outras (NGUYEN, 1998). Os jogos são facilitadores da aprendizagem e permitem vivenciar situações profissionais típicas do exercício profissional. O artigo teve como base uma pesquisa alunos ingressantes do primeiro termo de Gestão Empresarial. O método utilizado é a pesquisa-ação, empregando a dinâmica do jogo, sendo que ao final do processo foi utilizado um questionário com questões fechadas e abertas. Os resultados permitem afirmar a importância da prática proporcionada pelos jogos empresariais, pois condiciona o aluno analisar as possibilidades existentes em uma tomada de decisão estratégica ao negócio.