Desenvolvimento de um Sistema Preditivo para Classificação de Emails como Spam ou Não Spam Utilizando Máquinas de Vetores de Suporte (SVM)
Palavras-chave:
Comunicação Digital; Spam; Machine Learning; Classificação de Mensagens; Sistemas Preditivos; Detecção de Padrões; Segurança Digital; Proteção de Dados.Resumo
Com o crescimento acelerado da comunicação digital, o recebimento de mensagens indesejadas conhecidas como spam, se tornou um problema para era da informação. Esse problema afeta diversos setores, desde usuários individuais até grandes corporações, que enfrentam a necessidade de proteger suas redes e dados contra esse tipo de ameaça. Atualmente foram desenvolvidas algumas soluções para identificar os padrões nas mensagens consideradas spam, mas, no entanto, não funcionou perfeitamente, essas soluções apresentaram limitações e não detectava todos os spams. Para solucionar esse problema, nos propomos um sistema preditivo, que utiliza técnicas de Machine Learnig (ML). Temos o objetivo de classificar as mensagens com alta precisão, identificando a probabilidade de ser realmente spam, alertando os usuários sobre a chance de a mensagem ser spam. Acreditamos que assim podemos ajudar a combater esses problemas que muitas pessoas vêm enfrentando.