Uma classificação dos robôs industriais a partir da literatura em 2024

Autores

  • Ana Julia Dal Forno Universidade Federal de Santa Catarina - campus Blumenau
  • Júlio Cesar Matzenbacher de Lima Universidade Federal de Santa Catarina - campus Blumenau
  • Rafael Tezza Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Florianópolis

Palavras-chave:

indústria 4.0, robótica, tecnologias emergentes, revisão sistemática da literatura

Resumo

Esse artigo teve como objetivo classificar os robôs presentes no ambiente industrial, identificar as tendências e suas aplicações. Para isso, a metodologia de revisão sistemática da literatura foi utilizada, na qual 54 publicações de 2024 foram analisadas. Os robôs industriais foram classificados em dez tipos (cobot, móveis, de inspeção e monitoramento, manipulação, agrícolas, drones, serviço, autônomo e holoportação). Os resultados apontaram que a China está à frente na produção e no desenvolvimento em robótica, pois possui 52% dos robôs industriais instalados no mundo, mas também há os Estados Unidos e a Alemanha que se destacaram nas pesquisas sobre robótica, evidenciando a relação entre a força industrial e o volume de pesquisa acadêmica. Os tipos de robôs identificados foram robôs colaborativos, robôs industriais, robôs móveis, robôs para inspeção e robôs agrícolas, e cada um demonstrou um grande potencial de aplicação nos processos industriais. Além disso, a avaliação das tecnologias auxiliares, tais como inteligência artificial (IA) e internet das coisas (IoT) indica uma crescente convergência dessas inovações, que têm potencializado as capacidades robóticas, e representam novos desafios para a inserção nas operações industriais. Esses resultados reforçam a necessidade de um melhor aprofundamento nas estratégias para adoção e desenvolvimento de tecnologia, principalmente em países que não estão representados nesse setor, como o Brasil, que se encontra sob grandes desafios para sua inserção no ambiente mundial de robótica.

Biografia do Autor

  • Ana Julia Dal Forno, Universidade Federal de Santa Catarina - campus Blumenau

    Ana Julia é Professora Associada na Universidade Federal de Catarina (UFSC) - campus Blumenau, Departamento de Engenharia Têxtil.Leciona na graduação em Engenharia de Materiais, Têxtil e Automação; também leciona no PGETEX - Programa de Pós Graduação em Engenharia Têxtil (2019). Realizou o Pós Doutorado em Engenharia de Produção (UFSC-2014), na qual também é Doutora pela mesma Universidade e fez Sandwich pela Technische Universität Berlin (TUB - Alemanha). Mestre em Engenharia de Produção pela UFSC (2008). Graduação em Engenharia de Produção (UNISC-2004).Foco da pesquisa: Gestão da Inovação, Benchmarking, Manufatura Enxuta, Melhoria de Processos. Lean e Indústria 4.0.Grupos de Pesquisa certificados: Desenvolvimento de Processos e Produtos Têxteis e LabTEI - Laboratório de Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação.

  • Júlio Cesar Matzenbacher de Lima, Universidade Federal de Santa Catarina - campus Blumenau

    Julio é estudante de Engenharia de Controle e Automação da Universidade Federal de Santa Catarina - campus Blumenau e bolsista e iniciação científica PIBIC/CNPq.

  • Rafael Tezza, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Florianópolis

    Rafael Tezza is Full Professor and researcher at the Department of Business Administration (ESAG/UDESC), of the Postgraduate Program in Administration (ESAG/UDESC) and of the Postgraduate Program in Methods and Management in Evaluation (INE/UFSC). Coordinator of the Stricto Sensu Academic Postgraduate Program in Administration (ESAG/UDESC) since 2024. He researches the following topics: E-commerce, M-commerce, M-banking, Multivariate Statistics Applied to Management, Big Data, Smart Cities, Item Response Theory and Decision Making.

Downloads

Publicado

30-09-2025