Contribuições do design da informação no contexto de um e-commerce

Autores

  • Larissa Pavarini da Luz Faculdade de Tecnologia de Garça
  • Gustavo Camossi Unesp - Mar´ília
  • José Aparecido Lima

Palavras-chave:

Design da Informação, Comércio Eletrônico, Experiência do Usuário

Resumo

Objetivo: O presente artigo objetiva identificar, verificar e descrever a presença de elementos de Design, a partir dos princípios de Design da Informação aplicados nas interfaces de um site de comércio eletrônico.

Método: Trata-se de um estudo qualitativo divido em duas etapas. Na primeira etapa, bibliográfica, buscou-se, analisar e sistematizar os princípios de Design da Informação. A segunda etapa constituiu na análise das interfaces, descrições dos elementos e estruturas de Design. Resultado: Verificou-se que a seleção dos princípios de Design da Informação para análise e construção dos sites de comercio eletrônico é eficiente e adequada para otimização desses ambientes. Constatou-se que o site analisado não atende de forma satisfatória aos princípios de Design selecionados, demostrado no estudo. Através dos princípios de Design da Informação, foi proposto um protótipo para a construção de uma nova Interface, com melhorias na hierarquia das informações, uso de imagens mais claras e limpas para melhor compreensão do ambiente, sugestão de novas cores e a inclusão de elementos iconográficos. Conclusão: Com este estudo conclui-se que o Design da Informação e seus elementos, devidamente estruturados na interface, auxiliam no aprimoramento dos websites de comércio eletrônico. É, portanto, um recurso adequado para analisar e otimizar a eficácia do comercio eletrônico e sistemas de informação.

 

Biografia do Autor

Larissa Pavarini da Luz, Faculdade de Tecnologia de Garça

Mestre e Bacharel em Ciência da Computação pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM); Professora Mestre na Faculdade de tecnologia "Júlio Julinho Marcondes de Moura" - FATEC Garça, no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e integrante do Núcleo de Pesquisa de Iniciação Científica e Tecnológica da FATEC (Garça). Doutoranda no programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UNESP/ Marília, na linha de Informação e Tecnologia. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atualmente realiza pesquisas com foco em: Banco de Dados, SCRUM, Interação Humano Computador, Jogos computacionais, e Realidade Virtual. Atua na linha de pesquisa da Ciência da Informação em Web Semântica, Linked Data, Dados Abertos e Acervos Digitais e é membro do NEWSDA - Núcleo de Estudos em Web Semântica e Dados Abertos.

Downloads

Publicado

2023-06-01