Contribuições do design da informação no contexto de um e-commerce
Palabras clave:
Design da Informação, Comércio Eletrônico, Experiência do UsuárioResumen
Objetivo: O presente artigo objetiva identificar, verificar e descrever a presença de elementos de Design, a partir dos princípios de Design da Informação aplicados nas interfaces de um site de comércio eletrônico.
Método: Trata-se de um estudo qualitativo divido em duas etapas. Na primeira etapa, bibliográfica, buscou-se, analisar e sistematizar os princípios de Design da Informação. A segunda etapa constituiu na análise das interfaces, descrições dos elementos e estruturas de Design. Resultado: Verificou-se que a seleção dos princípios de Design da Informação para análise e construção dos sites de comercio eletrônico é eficiente e adequada para otimização desses ambientes. Constatou-se que o site analisado não atende de forma satisfatória aos princípios de Design selecionados, demostrado no estudo. Através dos princípios de Design da Informação, foi proposto um protótipo para a construção de uma nova Interface, com melhorias na hierarquia das informações, uso de imagens mais claras e limpas para melhor compreensão do ambiente, sugestão de novas cores e a inclusão de elementos iconográficos. Conclusão: Com este estudo conclui-se que o Design da Informação e seus elementos, devidamente estruturados na interface, auxiliam no aprimoramento dos websites de comércio eletrônico. É, portanto, um recurso adequado para analisar e otimizar a eficácia do comercio eletrônico e sistemas de informação.