MAPEAMENTO DA INTENSIDADE DOS RELACIONAMENTOS DA REDE DA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GARÇA

Autores

  • Regina Ferreira da Rocha UNIVERSIDADE ESTADUAL JÚLIO DE MESQUITA FILHO – (UNESP- Bauru)
  • José Paulo Alves Fusco Faculdade de Tecnologia de Garça

Palavras-chave:

Redes de Empresas, Relacionamentos, Intensidade, Instituições de Ensino Superior

Resumo

Em virtude da alta competitividade global, as organizações têm adotado modelos de gestão mais complexos e inovadores, visando à sua sobrevivência. O conceito de redes de empresas estabelece uma forma singular de cooperação que possibilita a existência de vínculos de diversas naturezas que justificam o relacionamento entre os atores, e melhoram o desempenho final da rede e dos envolvidos. As Instituições de Ensino Superior (IES) atuam no cenário mercadológico preparando profissionais para o setor produtivo. Pretende-se demonstrar a aplicação da técnica de mapeamento da intensidade dos relacionamentos internos e externos de uma IES localizada no interior do Estado de São Paulo. A metodologia adotada é o estudo de caso com o uso do software Ucinet, que viabilizou o mapeamento da rede. O estudo evidencia a preocupação com os aspectos didático-pedagógicos, além dos relacionamentos intensos entre as diretorias e os coordenadores de área.

Downloads

Publicado

26-03-2018